Orientações gerais
- Os Sistemas SIG são acessados via web por meio do endereço eletrônico www.sig.unb.br. Portanto, não é necessário solicitar qualquer instalação local.
- Para o acesso, utilize preferencialmente os navegadores Chrome ou Firefox, devidamente atualizados.
- O acesso aos módulos dos Sistemas somente é concedido a servidores, das áreas negociais, que atuem diretamente nas atividades específicas de cada módulo. Caso necessite desse acesso, contate o gestor do sistema na sua unidade.
SIGAA - Portal do Discente
Como faço para visualizar a consulta da oferta de disciplinas com número de vagas totais, número de vagas disponíveis e reservas para calouros?
Essas informações estão disponíveis no portal público do SIGAA, sem necessidade de fazer login. É preciso buscar a disciplina selecionando o nível de ensino, unidade e período da consulta.
Como entender os dias e horários de aulas?
Em caso de dúvidas, é possível passar o mouse sobre o sinal de interrogação logo ao lado das turmas. Uma legenda explicativa será aberta.
Os horários das turmas são representados por códigos que informam, nessa ordem, os dias da semana, turno e horários.
Segunda-feira é representada pelo número 2; terça-feira, pelo número 3; quarta-feira, pelo número 4; quinta-feira, pelo número 5; sexta-feira, pelo número 6.
Horários da manhã começam com a letra M;
Horários da tarde começam com a letra T;
Horários da noite começam com a letra N.
Ao longo do dia, cada hora representa um horário. O primeiro é de 8h às 9h; o segundo de 9h às 9h50; e assim por diante.
Dessa forma, temos, por exemplo, 246M34, em que:
246 significa segunda, quarta e sexta;
M significa o turno matutino;
34 significa terceiro e quarto horários.
Essa disciplina seria ofertada, então, às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã, no horário das 10h às 11h50.
Como solicitar a inclusão de disciplinas?
Caso haja necessidade de realizar ajuste, o estudante pode fazê-lo por meio de mensagem encaminhada à coordenação pelo SIGAA. Para isso, é preciso acessar no menu as abas Outros/Coordenação de Curso/ Atendimento ao Aluno. Caso o estudante não consiga fazê-lo, há a alternativa de enviar e-mail para o coordenador do curso dele. É possível solicitar a matrícula pelo SIGAA, ou pelo e-mail: o melhor é que o e-mail seja encaminhado para a secretaria do curso responsável pela oferta da disciplina na qual o estudante pretende se matricular.
Como solicitar a retirada de disciplinas?
A retirada de disciplina é pedida diretamente à SAA. Ela pode ser feita por peticionamento eletrônico, ou, caso o estudante não consiga fazê-lo, é possível enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Isto é feito para atribuir ainda mais celeridade ao pedido do estudante, uma vez que a retirada não demanda intervenção ou autorização da coordenação, e que o envio direto à SAA acelera o processo. Lembramos que a retirada pode ser solicitada durante todo o semestre, e não necessariamente durante este período de ajuste.
Há limite de crédito mínimo e máximo neste semestre?
Nos termos da Resolução CEPE n. 59/2020, o semestre 1/2020 não será contabilizado para o tempo de permanência máximo dos estudantes, inclusive caso estes optem por trancar o referido semestre. Ademais, a Resolução prevê que não se iniciarão condições para os estudantes em seu curso, de modo que não haverá número mínimo de créditos a serem cursados. Os limites máximos normais de créditos por semestre, contudo, permanecem em vigor.
Como posso solicitar o trancamento do semestre?
Faça a solicitação de trancamento do semestre por meio de peticionamento eletrônico: http://saa.unb.br/peticionamento-eletronico-def.
Como identifico, no sistema, disciplinas de módulo livre e optativas?
Ao emitir seu histórico, você provavelmente irá notar que há símbolos ao lado das disciplinas. No SIGAA, as disciplinas de módulo livre passaram a se chamar eletivas e estão identificadas pelo símbolo #. Já as matérias optativas são identificadas pelo símbolo *.
Sou ex-aluno. Como faço para emitir documentos no SIGAA?
Ex-alunos não foram migrados para o SIGAA, somente aqueles com registro ativo na instituição. Se você é ex-aluno, deve solicitar a emissão do documento do qual precisa por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Como posso emitir meu histórico em inglês e onde acho o ementário com autenticação eletrônica?
Infelizmente, a emissão de histórico em língua inglesa ainda não está disponível para os estudantes, assim como o histórico com ementas e autenticação eletrônica. No entanto, as equipes da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) e Secretaria de Tecnologia de Informação (STI) estão trabalhando para que, no futuro, também seja possível o acesso descomplicado a esses documentos por meio da plataforma.
Onde foram parar meus créditos e qual a equivalência com horas/aula?
Na Universidade de Brasília, cada crédito corresponde a 15 horas/aula. A única mudança é que, em lugar de utilizar a informação em créditos, o novo sistema já traz a carga horária, como utilizado em outras instituições. Uma disciplina de 4 créditos, equivale a 60 horas/aula. O SIGAA já traz para o estudante a carga horária, não mais mostrando a quantidade de créditos como unidade padrão.
Como posso saber quantas e quais matérias obrigatórias já cursei e as que faltam?
O histórico do SIGAA mostra, além das disciplinas obrigatórias pendentes, a quantidade de horas em componentes obrigatórios, optativos, atividades complementares (quando o curso exige) e o total de horas totais pendentes. Cada 15 horas/aula são equivalentes a um crédito.
Quais documentos o SIGAA fornece?
Com a mudança de sistema, o estudante de graduação continua a ter acesso aos documentos necessários para a vida estudantil, mas com outro nome.
No SIGAA, o estudante pode emitir instantaneamente os seguintes documentos:
- Atestado de matrícula, que substitui a declaração de grade horária;
- Declaração de vínculo, que substitui a declaração de aluno regular;
- Histórico escolar, que congrega, em um único documento, informações como as pendências do estudante, declaração de provável formando e declaração de formado (se for o caso).
Onde posso visualizar as minhas disciplinas adquiridas por meio de equivalência?
As disciplinas que foram adquiridas por meio de equivalência aparecem como pendentes no histórico escolar. Esclarecemos que nenhum estudante será prejudicado com essa migração para a plataforma SIGAA. Algumas falhas foram identificadas e já estão sendo sanadas. Dessa forma, documentos do estudante emitidos antes das correções podem apresentar divergência em relação a documentos emitidos após as correções.
Os ajustes necessários para manter a integridade das informações estão sendo realizados. Caso você encontre alguma divergência em seu histórico escolar, relate pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Essas informações nos ajudarão a identificar eventuais falhas e realizar as devidas correções.
Meus dados não estão corretos no SIGAA. Como posso corrigi-los?
Os dados foram migrados da mesma forma como estavam registrados no Matrícula Web. Caso haja alguma incorreção em seus dados, informe a divergência à Secretaria de Administração acadêmica pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Não estou entendendo o meu histórico escolar. Quais foram as mudanças?
Estudante de graduação, dúvidas sobre o histórico escolar? No novo modelo, as informações são dispostas em horas/aula (carga horária) no lugar de créditos.
Cada crédito equivale a 15 horas/aula. Se sua disciplina tem 30 horas/aula, ela equivale a dois créditos. Se possui 60 horas/aula, ela equivale a quatro créditos, e assim por diante. Essas horas estão disponíveis na coluna “CH” do seu histórico.
O número de créditos necessários para formatura não mudou, eles só passaram a ser apresentados em formato de hora/aula, como em muitas outras universidades. Essa medida objetiva ajudar o estudante quando precisar apresentar o histórico em outra instituição.
Quais processos mudaram de nomenclatura com a adoção da plataforma SIGAA?
Alguns processos que você já está acostumado a fazer possuem nomenclaturas diferentes no SIGAA. O Trancamento Geral Automático agora se chama Suspensão do Programa. O Trancamento de disciplina se chama Trancamento de Componente Curricular.
Observação: Quando selecionada a opção outros NÃO é obrigatório que o discente especifique o motivo.
Além disso, agora você precisa de senha para confirmar essas opções de trancamento, o qual pode ser cancelado em até três dias por meio do próprio sistema.
Posso alterar meu nome no SIGAA?
Sim, o aluno pode solicitar a alteração do seu nome nas seguintes situações:
Erro em registro;
Em decorrência de casamento;
Sentença judicial;
Inclusão de Nome social de acordo com o Resolução do Conselho de Administração Nº 0054/2017. Neste caso, além de solicitar a alteração no sistema acadêmico, se o aluno teve ou tem vínculo como servidor, estagiário ou bolsista da UnB deve também solicitar a alteração no sistema de Recursos Humanos, por intermédio de processo direcionado ao Decanato de Gestão de Pessoas.
Autocadastro
Instruções básicas
O autocadastro é realizado por meio do sistema SIGAdmin, responsável por gerenciar os usuários e suas permissões de acesso aos demais sistemas SIG. Para realizá-lo, acesse o site www.sig.unb.br e clique em Cadastre-se. Caso tenha dúvidas, assista ao passo a passo no vídeo a seguir: www.youtube.com/watch?v=yxEK8WDzuUQ.
A matrícula SIAPE informada não corresponde a um servidor cadastrado no sistema
Informe a matrícula SIAPE sem o dígito verificador (último número da Identificação Única constante no contracheque do servidor).
Atenção: novos servidores, com até 1 (um) mês de efetivo exercício, que não conseguirem se cadastrar, devem entrar em contato com o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O nome informado não corresponde ao número de matrícula do servidor
1. Acesse a página www.sig.unb.br/sigrh/public/;
2. Clique em Servidores e informe o Nome;
3. Clique em Buscar e copie o nome do servidor cadastrado no sistema para utilizá-lo no momento do autocadastro.
A unidade selecionada não corresponde à unidade de lotação do servidor
1. Acesse a página www.sig.unb.br/sigrh/public/;
2. Clique em Servidores e informe o Nome;
3. Clique em Buscar e anote a lotação do servidor cadastrado no sistema para utilizá-la no momento do autocadastro.
Atenção1: Lotação é diferente de Exercício e, para o autocadastro, é requerida a Lotação do servidor. Caso haja divergência entre a Unidade de Lotação e de Exercício do servidor, entre em contato com o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Atenção2: Para os casos dos servidores que possuem Função Gratificada (FG), deve-se informar a Lotação de origem do servidor. O sistema dará permissão para a localidade da função.
Acesso a sistemas, módulos e funcionalidades
Problemas no acesso: comportamento inesperado!
Essa mensagem é gerada pelo sistema quando ocorre um problema de natureza estritamente técnica, que pode ser causado por diversos fatores. A Secretaria de Tecnologia da Informação - STI é notificada assim que o problema ocorre e, prontamente, começa a buscar uma solução. Portanto, não há necessidade de abrir uma solicitação no portal www.servicostic.unb.br sobre esse comportamento.
SIGAA - Portal do Docente
De que forma as notas podem ser cadastradas?
Acesse SIGAA → Portal do Docente → Ensino → Turmas → Cadastrar Notas. O SIGAA exibirá o menu para a seleção da turma desejada. Ao clicar no ícone ->, abrirá uma tela que permitirá ao docente cadastrar as notas dos alunos por turma. Para mais informações sobre como utilizar, consulte o manual a partir da página 3.
O que é o plano de curso e como cadastrá-lo?
O plano de curso é semelhante ao programa de componentes curriculares, sendo composto por metodologia, procedimentos de avaliação da aprendizagem, tópicos de aulas, avaliações e indicações de referências que serão aplicados à turma.
Como o plano de curso pode ser cadastrado? Acesse SIGAA → Portal do Docente → Ensino → Turmas → Gerenciar Plano de Curso. Essa funcionalidade permite que os professores cadastrem o plano de curso antes do primeiro dia de aula do período letivo.
De que forma devem ser registradas, no plano de curso, as avaliações que serão aplicadas ao longo do período letivo? Para adicionar uma avaliação, o usuário deverá informar a Descrição optando entre 1ª Avaliação, 2ª Avaliação ou 3ª Avaliação, a Data em que será realizada e a Hora da avaliação.
É possível retirar uma avaliação após ela ter sido registrada? Sim, clique no ícone da lixeira e uma caixa de confirmação da remoção será exibida.
Para maiores informações sobre como utilizar, consulte o manual a partir da página 4.
Como se acessa a grade de horários?
Acesse SIGAA → Portal do Docente → Ensino → Turmas → Grade de Horários. Para mais informações sobre como utilizar, consulte o manual a partir da página 10.
As turmas já criadas podem ser consultadas?
Sim, acesse SIGAA → Portal do Docente → Ensino → Turmas → Consultar Turmas. Para mais informações sobre como utilizar, consulte o manual a partir da página 12.
É possível comunicar-se com o discente por meio do sistema?
Sim, o docente poderá visualizar dados das atividades que está orientando ao discente e se comunicar com ele por meio de mensagens. Para isso, o docente deverá acessar: SIGAA → Portal do Docente → Ensino → Consultas → Orientações de Atividades. Para mais informações sobre como utilizar, consulte o manual a partir da página 22.
Como os cursos cadastrados no sistema podem ser consultados?
Acesse SIGAA → Portal do Docente → Ensino → Consultas → Cursos. Para mais informações sobre como utilizar, consulte o manual a partir da página 24.
De que forma os componentes curriculares dos cursos de graduação oferecidos pela Instituição podem ser consultados?
Para realizar essa operação, acesse SIGAA → Módulos → Portal Docente → Consultas → Componentes Curriculares. Para mais informações sobre como utilizar, consulte o manual a partir da página 25.
É possível ter acesso à estrutura curricular da Instituição?
Sim, acesse SIGAA → Portal do Docente → Ensino → Consultas → Estruturas Curriculares → Estrutura Curricular de Graduação. Para mais informações sobre como utilizar, consulte o manual a partir da página 27.
De que maneira a lista de unidades acadêmicas pode ser consultada?
Para realizar a operação, acesse SIGAA → Módulo → Portal do Docente → Ensino → Consultas → Unidades Acadêmicas. Para mais informações sobre como utilizar, consulte o manual a partir da página 28.
Qual é a funcionalidade da Declaração de Disciplinas Ministradas?
A Declaração de Disciplinas Ministradas é utilizada para fins de comprovação de disciplinas ministradas pelo docente na Instituição. Para emiti-la, acesse: SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Ensino → Declaração de Disciplinas Ministradas. Para mais informações sobre como utilizar, consulte o manual a partir da página 29.
Autocadastro
Instruções básicas
O autocadastro é realizado por meio do sistema SIGAdmin, responsável por gerenciar os usuários e suas permissões de acesso aos demais sistemas SIG. Para realizá-lo, acesse o site www.sig.unb.br e clique em Cadastre-se. Caso tenha dúvidas, assista ao passo a passo no vídeo a seguir: www.youtube.com/watch?v=yxEK8WDzuUQ.
A matrícula SIAPE informada não corresponde a um servidor cadastrado no sistema
Informe a matrícula SIAPE sem o dígito verificador (último número da Identificação Única constante no contracheque do servidor).
Atenção: novos servidores, com até 1 (um) mês de efetivo exercício, que não conseguirem se cadastrar, devem entrar em contato com o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O nome informado não corresponde ao número de matrícula do servidor
1. Acesse a página www.sig.unb.br/sigrh/public/;
2. Clique em Servidores e informe o Nome;
3. Clique em Buscar e copie o nome do servidor cadastrado no sistema para utilizá-lo no momento do autocadastro.
A unidade selecionada não corresponde à unidade de lotação do servidor
1. Acesse a página www.sig.unb.br/sigrh/public/;
2. Clique em Servidores e informe o Nome;
3. Clique em Buscar e anote a lotação do servidor cadastrado no sistema para utilizá-la no momento do autocadastro.
Atenção1: Lotação é diferente de Exercício e, para o autocadastro, é requerida a Lotação do servidor. Caso haja divergência entre a Unidade de Lotação e de Exercício do servidor, entre em contato com o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Atenção2: Para os casos dos servidores que possuem Função Gratificada (FG), deve-se informar a Lotação de origem do servidor. O sistema dará permissão para a localidade da função.
Acesso a sistemas, módulos e funcionalidades
Dúvidas específicas por módulo
Almoxarifado
Consulte o Manual de Requisições de Material - Almoxarifado no menu Manuais.
Infraestrutura
Consulte o Manual de Uso do Sistema SIPAC - Infraestrutura no menu Manuais ou contate a PRC pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 3107-3395.
Outras dúvidas
Contate a Central de Atendimento aos Usuários de Serviços TI pelo telefone: (61) 3107-0102 ou abra uma solicitação através do endereço www.servicostic.unb.br